Pular para o conteúdo principal

Kingdom of Talossa: o quarto que também é um país


O site do reino talossiano começa com a seguinte introdução:

"The Kingdom of Talossa is an independent, sovereign nation in North America, which seceded peacefully from the United States in 1979 (but we're not sure the United States noticed). Our Kingdom is located on the western shore of La Mar Talossan (Lake Michigan), surrounded by the U.S. city of Milwaukee, Wisconsin, but today most of our active citizens live in other parts of the United States and Canada, Europe, South America, Australia and New Zealand, Asia, and Africa."

Tradução:

"O Reino de Talossa é uma independente, nação soberana da América do Norte, que se separou de forma pacífica dos Estados Unidos em 1979 (mas não estamos certos de que os Estados Unidos notaram). Nosso Reino fica localizado na margem ocidental de La Mar Talossan (Lago Michigan), cercado pela cidade americana Milwaukee, Winscosin, mas hoje em dia a maioria dos civilizadores moram em outras partes dos Estados Unidos e Canada, Europa, America do Sul, Austrália e Nova Zelância, Asia e África."

Hoje em dia o reino de Talossa é governado pelo Rei John, que assumiu no dia 14 de Março de 2007 após a abdicação do rei Louis.

Mas que lugar é esse que ninguém ouviu falar? Ora, como tu não ouviu falar? É um quarto no meio dos Estados Unidos que se tornou um país! Vou te explicar melhor: 

Robert Ben Madison
Esse é Robert Ben Madison. Em 1979, com 14 anos de idade, se tornou o rei de Talossa, anunciando que seu quarto no segundo andar de uma casa em Milwaukee havia se separado dos EUA.
No começo apenas quem fazia parte dessa, aparentemente, brincadeira, eram alguns amigos e alguns membros da família. Eles se reuniam anualmente num parque da cidade para o "Talossafest" durante o verão para comemora a independência no dia 26 de Dezembro.

O país sobrevive até hoje, depois de 37 anos e possui até sua própria lingua: talossano. Madison criou mais de 35 mil palavras, além das leis do reino (sim! O reino tem um sistema de leis próprio!). A língua talossona é falada fluentemente por muitos dos cidadães de Talossa, e além disso, as pessoas levam muito a sério o reinado e suas leis, havendo até brigas dentro do país.

Madison e seus amigos eram bastantes dedicados ao país; realizavam eleições, criaram partidos políticos e publicavam jornais. De 1979 até 1996 Talossa era composta apenas de uma sociedade física, até que em 1996 Madison resolveu fazer um site onde outras pessoas poderiam se tornar cidadães talossianos.

O sucesso foi tão grande que o reino teve cobertura de jornais e revistas importantes como Wired e New York Times, tendo uma grande imigração para o reino desde então, resultando em conflitos por causa da divergência de opiniões. Algumas pessoas começaram a ficar insatisfeitas com o governo de Robert, assim formaram uma micronação rival enquanto o rei estava de férias. A briga durou anos, fazendo com que Madison renunciasse no ano de 2004.

"A experiência mais traumática da minha vida – pior que a morte de um parente e pior que um divórcio", Madison descreveu para a Vice.
King John

O rei que prevalece nos dias de hoje é King John Woolley, um engenheiro de software que também é um rei nas horas vagas. Segundo a entrevista dele na VICE, tem mais nessa história do que o fundados disse:

"Essa é só minha opinião, mas acho que as pessoas envolvidas com Talossa diriam que o problema central era a personalidade de Ben. Ben é um cara inteligente, mas também muito controlador. [Talossa] era seu bebê e ele queria cuidar de tudo."

Segundo Woolley, uma vez Madison contratou um detetive particular para investigar um dos membros da cidade para coletar informações, assim poderia jogar algo contra ele numa discussão, mas Madison explicou a situação a VICE, falando que seu computador era constantemente hackeado e também sofria ameaças, além de envolverem sua família no meio:

"Minha reação foi perguntar: esse é realmente o tipo de pessoa que recorreria à violência ou isso é só hipérbole da internet? Numa tentativa de responder a essa pergunta, consultei uma base de dados pública para ver se ele tinha ficha na polícia. Acontece que ele tinha ficha e uma liminar impedindo que ele se aproximasse de uma mulher que ele tinha atacado violentamente."

Em 2005 Madison nomeou seu neto de 8 anos de idade como chefe do reino, conhecido como Príncipe Louis Adam. Algum tempo depois sendo o líder, a mãe do Príncipe resolveu que não queria um bando de pessoas estranhas na internet falando de seu filho e pediu para o povo de Talossa escolher um novo rei, sendo assim o King John o pica das galáxias de Talossa até hoje.

Apesar de John estar há 1600km de distância de Talossa (o quarto de Madison), ele acredita ser uma experiência política e de linguagem que uniu estranhos em todo o mundo.

Hoje em dia Madison trabalha em uma floricultura e ainda tem um pouco de mágoa guardada pelo período de 2004/2005.

"Não tenho dúvida que o que aconteceu em 2004, 2005 foi um golpe contra o estado de Talossa e seu povo. Eu tinha chegado à conclusão de que o grupo que tomou o controle não era mais Talossa. E essa, acho, era a conclusão errada. A Talossa que existe hoje parece a Talossa que fundei em 1979 e nada me faria mais feliz que voltar ao reino", disse à VICE.

Talossa é algo importante para muitos de seus membros, seja para não se sentir sozinho nesse mundão, tanto o real quanto na internet, seja para estudo de política e de seu idioma não podemos negar que foi algo incrivelmente interessante. Isso nos leva a pensar por quanto tempo Talossa poderá existir e se seu governo evoluirá mais e mais e se terá mais conflitos que mudará seu rumo para melhor ou pior.

Se você tem interesse em virar um talossiano, deixo aqui o site para vocês: The Kingdom of Talossa
E se tiverem interesse em ver a matéria completa da VICE pode chegar aqui:  A estranha história de Talossa, um quarto que também era um país.

E se tu tem alguma sugestão de algo doidera pra gente, pode chamar em uma das redes sociais aí que eu faço o possível pra colocar por aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasubi, o Homem Berinjela Pelado

Susunu! Denpan Shonen é um reality show de 1998 - 2002 que testa os limites humanos de isolação. Algo parecido com aquele filme Oldboy , onde um homem é sequestrado e passa anos isolado em um quarto. Quem lembra daquele programa chamado Solitários que passava no SBT? Para quem não lembra ou não sabe do que se trata, o programa era um reality show baseado em um americano de mesmo nome (Solitary), onde 9 pessoas eram isoladas em cubículos. O objetivo do programa era algo como um experimento social, testando os limites emocionais e físicos das pessoas no programa. O objetivo era ganhar um prêmio em dinheiro, e ao longo do programa também havia outros pequenos prêmios como ligações para a família, doces e outras coisas para "animar" as pessoas para os outros desafios que vinham. O programa estreou em 2010 e infelizmente só rendeu 2 temporadas. Quarto de Solitários Não seria de grande surpresa se eu dissesse para vocês que os primórdios desses reality shows vie

Perfection Girl

Esse é um meme que se espalhou por aí, mas o que ninguém sabe é que existe uma história por trás dessa brincadeira. Ela estava no Canadá, e ela morreu por beber anti-congelante.  Seu nome era Mary-Ann Rialeb, ela estava em uma festa, em um apartamento de um veterano do colégio, em Vancouver. O irmão mais novo desse veterano aparentemente batizou algumas bebidas com anti-congelante para fazer com que as garotas ficassem bêbadas mais rapidamente, mas ele não sabia que era veneno e que poderia matá-las. A única que bebeu o veneno foi Mary-Ann, e ela já tinha bebido outras coisas antes. Ela ficou estranhamente bêbada, e começou a reclamar que não estava enxergando nada. O garoto a convenceu a tirar as roupas e posar para algumas fotos. Ele saiu para pegar a câmera, deixando a garota sozinha no quarto. Quando ele voltou, perguntou novamente se não tinha problema em tirar as fotos, e como ela não respondeu nada, ele entendeu que estava tudo bem e tirou uma ou duas fotos

#Review: The Poughkeepsie Tapes

SPOILERS ALERT Poughkeepsie é uma cidade do inteiror de Nova York, que segundo esse documentário passou uma década sofrendo com um serial killer cruel e com o pacote completo de atrocidade humana. O filme é de 2007, do mesmo diretor de Quarentena, Demônio e o super recomendadíssimo Assim na Terra Como no Inferno (que segue a mesma linha desse no quesito de Found Footage), John Erick Dowdle. As Fitas de Poughkeepsie lançou no mesmo ano de Atividade Paranormal, o que fez com que ficasse apagado em comparação a esse outro found footage, que convenhamos, nem é tão bom assim comparado com a crueldade e terror psicológico de As Fitas de Poughkeepsie.