Pular para o conteúdo principal

Snuff Video: A vida comercializada

Para quem já é familiarizado nessa parte da internet que vive o MiD, a famigerada "parte estranha da internet" - pelo menos a internet que pode ser acessada pela maior parte da população que a usa (não somos lá uma Deep Web, ainda bem) -, sabe bem o que é um Snuff Video. Para quem não sabe, é basicamente um vídeo onde um assassinato é filmado, ou torturas são filmadas, mas não como nos filmes de terror ou gore, uma crueldade de verdade, alguém ali está sofrendo/morrendo. Não é atuação.
E não só são filmes que mostram essas coisas, como também seriam comercializados, tendo uma indústria financeira focada apenas nesse tipo de conteúdo. Mas de onde surgiu esse termo?

Lá pelos anos 70 a gente não tinha a internet pra ficar vendo esses vídeos bizarros de gore real que rola até no whatsapp hoje em dia, como se fosse algo normal pra se ver na hora do almoço. A gente via filme só no cinema ou alugava na locadora. Hoje em dia se você pesquisar gore ou snuff video você acha coisas do tipo facilmente.


Foi mais ou menos nessa época que a lenda do snuff video apareceu. Dizia-se que havia um filme onde matavam alguém e estava filmado, só que ninguém sabia onde e como podia ver esse vídeo.
O termo snuff surgiu em 1970, quando o caso da família Manson surgiu. Numa entrevista com um membro anônimo, ele se referiu assim a um video de uma mulher sendo decapitada.
Em 1974 houve investigações sobre a existência de videos snuff, pois havia boatos de que essas supostas fitas haviam sendo comercializadas e distribuidas, mas ficou como lenda. Em 1975 policiais que participaram da primeira investigação estavam convencidos de que na verdade existiam videos de imigrantes mexicanos sendo mortos. Mas segundo eles não havia como provar pois seria coisa da máfia.

Segundo boatos, boa parte dos videos snuff seriam feitos na América do Sul pela máfia, como modo de se livrar deviciados e ladrões. Os vídeos seriam apenas para diversão pessoal.

Como consequência do sucesso da lenda do snuff, a mídia quis se aproveitar, lançando o filme SNUFF em 1975, filmado na Argentina. E o errendo sendo sobre assassinos motoqueiros.


Algo bem apelativo e sensacionalista, como pode ver na capa: "O filme que só podia ser feito na América do Sul... Onde a vida é BARATA!"
O filme não fez muito sucesso, mas no final dos anos 70 desencadeou vários outros mini documentários conhecidos como "Mundo Films" sobre coisas reais como topless, brigas, rituais religiosos e outras coisas bizarras e que não se viam todo dia.

Em 1978 surgiu o famoso filme FACES DA MORTE. A produção mostrava cenas reais de acidentes de fatais, operações que não acabaram bem e rituais religiosos. O filme rendeu mais 4 sequências terríveis e milhões. Tudo para saciar sede de sangue da mente humana, não é mesmo? Apesar disso, descobriu-se que muitas das cenas do filme eram fake. Mesmo assim, o filme desencadeou mais outros filmes no estilo gore e suposto snuff como Traços da Morte e Faces of Gore.


Nos anos 90 o assunto se popularizou, junto com a internet. E como todo mundo sabe, a internet é um lugar estranho, e não é de hoje. Desde aquele tempo haviam sites que mostravam gore e cenas de morte, mas não eram tão fáceis de achar, a não ser que você tivesse um amiguinho com gostos peculiares e ele quisesse te traumatizar ou saciar tua curiosidade. Sites como o issoébizarro já existiam.
Com a internet e com o fácil acesso as câmeras, começaram a surgir vários videos do tipo, inclusive durante a Guerra do Iraque, onde terroristas usavam cenas de  morte para fazer propaganda e ganhar respeito, e outras vezes para denunciar abusos.

Com a internet, anos 90, a era das correntes e e-mail, não demorou muito para surgir coisas assustadoras nos spams. Eu mesma lembro de ter ficado com um cagaço extremo nos anos 2000 com um e-mail assustador que me mostraram. Mas não era nenhum video de assassinato, como um famoso que rolava por aí, dizendo ser o primeiro video snuff da história! Nele uma mulher loira está amarrada e desesperada, com uma arma apontada para a sua cabeça, até que finalmente o homem dá um tiro nos seus miolos e ela cai morta.

CENAS FORTES


Na época fez muito sucesso e aterrorizou a internet, mas um tempo depois descobriram se tratar - ainda bem - de um vídeo fake.

A lenda dos filmes snuff ainda é muito famosa hoje em dia, sendo assunto até para os filmes que são realmente comercializados, como 8mm, O Albergue III e A Serbian Film, que já escrevi no blog há um tempo atrás (VEJA AQUI), entre outros.

Mas seria mesmo uma lenda? Até agora não foi comprovada que realmente existe uma indústria apenas para isso, mas que videos do gênero já foram comercializados é verdade.

Um caso que ficou bem famoso foi de dois adolescentes ucranianos que cometeram 14 assassinatos e gravaram, ficando famosos por um video de 7 minutos que surgiu na internet onde um homem recebe repetidas marteladas na cabeça e posteriormente é perfurado com uma chave de fenda. O video ficou conhecido como 3 guys and 1 hammer. A ex namorada de um dos assassinos disse que eles planejavam fazer 40 videos, que foram encomendados por alguém que disse que pagaria muito dinheiro caso eles fossem gravados e mandados.

Maníacos de Dnepropetrovsk
Há também um caso que deixa a dúvida sobre o mercado dos snuff videos: Em 1997 Ernst Dieter Korzen e Stefan Michael Mahn gravaram as suas sessões de torturas contra duas prostitutas. A segunda vítima escapou e os dois foram sentenciados a prisão perpétua. Os executores alegaram que foram contratados por uma empresa que revendia os vídeos para a internet. Porém a policia alemã nunca conseguiu chegar até os contratantes.

Na Inglaterra também houve investigação onde os vídeos eram comercializados no mercado negro. Um grupo de criminosos russos aliciava crianças oferecendo uma quantia de dinheiro, quase sempre meninos, faziam videos pornográficos com elas e depois torturaram e matavam. O material grotesco filmado também estava sendo distribuído na Itália e na Alemanha.

Além desses casos também podemos citar:
  • Entre 1983-1985, Charles Ng e Leonard Lake gravaram torturas cometidas contra algumas mulheres, que mais tarde morreram.
  • Em meados dos anos 90, o assassino em série Paul Bernardo e Karla Homolka ambos gravaram separadamente algumas de suas vítimas de estupro. As cenas dos assassinatos foram vistas apenas pelas autoridades policiais e corpo de jurados.
  • Em 2001, Armin Meiwes gravou o assassinato de Bernd Jürgen Armando Brandes.
  • Em dezembro de 2009, o ex-militar das forças aéreas dos Estados Unidos Russell Williams, julgado por invasão de domicílio e crimes sexuais, foi acusado de assaltar duas mulheres e assassinar outras duas: Marie-France Comeau, de 38 anos, e Jessica Lloyd de 27 em Belleville, Canadá. Os seus corpos foram encontrados numa rodovia próxima, porém os vídeos dos assassinatos não foram vistos nem no tribunal.
  • Em maio de 2014, a dona de casa Fabiana Maria de Jesus, de 33 anos, foi linchada por mais de cem pessoas, no Guarujá litoral de São Paulo. O vídeo que mostra as cenas de barbárie foi colocado na internet. Fabiana foi linchada após a divulgação de um retrato falado de uma suposta sequestradora de crianças. As investigações, porém, indicaram que a vítima era inocente e nenhum envolvido foi preso ou responsabilizado.
Como podemos ver, não são poucos os casos que tem como principal o snuff. Mas não são só esses e creio que nunca irá acabar. Com a tecnologia e crueldade humana, tudo é possível, e a vida não é nada para essas mentes que querem lucrar com o sadismo. Além dessa internet, lembre-se, temos a deep web, e lá não é um lugar muito amigável.


Gostou de mais uma matéria focando o desgraçamento da mente humana? Dá um feedback aí, pô!

E-mail
meryhisdead@live.com
Twitter
Instagram
Tumblr
Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nasubi, o Homem Berinjela Pelado

Susunu! Denpan Shonen é um reality show de 1998 - 2002 que testa os limites humanos de isolação. Algo parecido com aquele filme Oldboy , onde um homem é sequestrado e passa anos isolado em um quarto. Quem lembra daquele programa chamado Solitários que passava no SBT? Para quem não lembra ou não sabe do que se trata, o programa era um reality show baseado em um americano de mesmo nome (Solitary), onde 9 pessoas eram isoladas em cubículos. O objetivo do programa era algo como um experimento social, testando os limites emocionais e físicos das pessoas no programa. O objetivo era ganhar um prêmio em dinheiro, e ao longo do programa também havia outros pequenos prêmios como ligações para a família, doces e outras coisas para "animar" as pessoas para os outros desafios que vinham. O programa estreou em 2010 e infelizmente só rendeu 2 temporadas. Quarto de Solitários Não seria de grande surpresa se eu dissesse para vocês que os primórdios desses reality shows vie

Perfection Girl

Esse é um meme que se espalhou por aí, mas o que ninguém sabe é que existe uma história por trás dessa brincadeira. Ela estava no Canadá, e ela morreu por beber anti-congelante.  Seu nome era Mary-Ann Rialeb, ela estava em uma festa, em um apartamento de um veterano do colégio, em Vancouver. O irmão mais novo desse veterano aparentemente batizou algumas bebidas com anti-congelante para fazer com que as garotas ficassem bêbadas mais rapidamente, mas ele não sabia que era veneno e que poderia matá-las. A única que bebeu o veneno foi Mary-Ann, e ela já tinha bebido outras coisas antes. Ela ficou estranhamente bêbada, e começou a reclamar que não estava enxergando nada. O garoto a convenceu a tirar as roupas e posar para algumas fotos. Ele saiu para pegar a câmera, deixando a garota sozinha no quarto. Quando ele voltou, perguntou novamente se não tinha problema em tirar as fotos, e como ela não respondeu nada, ele entendeu que estava tudo bem e tirou uma ou duas fotos

A Frequência Kirlian

Imagine uma cidade que todo mundo conhece alguém que mora lá, mas ninguém sabe direito como chegar. Não se encontra no mapa, o caminho é um labirinto e se você tiver muito azar pode cair por lá. Essa é a cidade Kirlian! E essa série é focada na rádio que todas as noites você pode sintonizar e ouvir as notícias ou você mesmo ligar pra lá e contar alguma história macabra que aconteceu na cidade. Os personagens não tem traços marcantes, além do mais seus rostos são escuros e nós vemos apenas suas silhuetas, no máximo seus olhos e cabelos, mas suas histórias podem ficar guardadas na sua mente para sempre. A Frequência de Kirlian teve seu piloto em 2009, mas apenas em 2015 a continuação, que durou apenas 5 episódios com menos de 10 minutos, ocorreu. Em meio de 2018 a série sumiu da internet, e só agora em fevereiro de 2019 teve seu lançamento na Netflix. A obra é argentina e foi criada por Cristian Ponce. Sobre Kirlian, todos da cidade sabem que não devem sair a noite, que as vez